Temas nesta página:
— Jack Sheldon (trompetista)
— What's New (canção)
Jack Sheldon
Abro esta página a falar sobre Jack Sheldon, um trompetista que
sobressaiu-se como parte do movimento West Cost, cujo multitalento acabou por
obscurecer aquele que julgo o principal, o de musicista que, junto com Art
Pepper e Gerry Mulligan, sempre se mostrou acima da média. Criatividade não
faltava e acredito que ainda não falte, apesar dos seus oitenta e poucos
anos...
Sheldon foi responsável pelo belíssimos solo de The Shadow of Your Smile, a belíssima canção
tema do filme Sandpiper (Adeus às Ilusões), de 1965, que o imortalizou (e a
canção também).
Fã ardoroso de Harry James, abro concessão — difícil a bem da
verdade —, para render homenagens à versão de Sheldon para I Had The Craziest Dream (Jack Sheldon and his exciting All-stars)
dentre outros tantos belos solos que produziu.
Jack Sheldon se encontra no YouTube e se você nunca ouviu suas
canções, vale a pena ouvir e baixar.
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What’s New
é o nome da canção popular de 1939, composta por Bob Haggart, com letra de Johnny Burke. Uma canção estritamente instrumental originalmente chamada I’m Free, composta quando Haggart fazia parte da orquestra de Bob Crosby, em 1938, elaborada como show-case a seu trompetista Billy Butterfield.
Apaixonei-me pela música quando conheci a versão tocada por
Maynard Fergunson, ainda junto à orquestra de Stan Kenton.
Posteriormente Fergunson a regravou com sua própria orquestra e, apesar de Frank Sinatra tê-la gravado maravilhosamente, naquela que é considerada a mais perfeita gravação que já fez,
acreditava que jamais encontraria um arranjo que superasse o que
fez Fergunson.
Isso até ouvir a versão gravada por Doc Severinsen, cujo o lirismo, na minha opinião, superou o rompante jazzístico de Fergunson. Infelizmente a versão de Doc não se encontra no YouTube.
Posteriormente Fergunson a regravou com sua própria orquestra e, apesar de Frank Sinatra tê-la gravado maravilhosamente, naquela que é considerada a mais perfeita gravação que já fez,
Isso até ouvir a versão gravada por Doc Severinsen, cujo o lirismo, na minha opinião, superou o rompante jazzístico de Fergunson. Infelizmente a versão de Doc não se encontra no YouTube.
Harry James
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